21.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nova Residência de estudantes em Elvas: ” Duplicámos a oferta e isso é essencial para podermos crescer” diz Pres. do IPP

Elvas, 24 de setembro de 2024 – Foi inaugurada na tarde de segunda-feira, 23 de setembro, em Elvas, uma nova residência de estudantes, uma resposta para a comunidade estudantil que frequenta a Escola Superior de Biociências (ESBE).

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Dr. Hélder Reis, em substituição do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial que, por motivos de saúde, não pode estar presente e contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador Rondão de Almeida, e do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Dr. Luís Loures, assim como demais entidades civis e militares.

O equipamento, localizado num edifício que anteriormente foi um lagar de azeite, resultou de um investimento superior a cinco milhões de euros, com 85% de comparticipação de fundos comunitários através do Alentejo 2020e o restante suportado pelo Município de Elvas.

O imóvel vai ser gerido pelo Instituto Politécnico de Portalegre e tem capacidade para acolher 81 alunos, sendo composto por quartos individuais e duplos e outras valências.

Luís Loures, Presidente do Politécnico de Portalegre, em declarações aos jornalistas congratulou-se com a criação desta nova infraestrutura realçando “nós já tínhamos uma residência de estudantes em Elvas com cerca de 80 camas e esta nova residência vem duplicar a oferta, um factor essencial numa altura em que esta escola está a crescer, a afirmar-se e a apresentar novas ofertas formativas muito bem-sucedidas.”

Este novo equipamento reveste-se ainda de maior importância “numa altura em que nós sabemos que o alojamento é cada vez mais um fator determinante na seleção dos alunos” acrescentou ainda ao responsável pelo politécnico.

Com as duas residências agora em funcionamento, “este ano conseguimos, do ponto de vista prático, acomodar a maior parte dos alunos.” Ainda assim, e por força desta nova residência, as obras programadas para reabilitação/renovação da outra residência já existente em Elvas tiveram que ser adiadas, possivelmente agora a ficarem concluídas até ao verão de 2025” explicou Luís Loures.

Questionado pela Rádio Campanário se, agora com existência destas duas infraestruturas e com a planificação do aumento de alunos que o IPP pretende, os equipamentos existentes são suficientes, o Presidente do Politécnico salienta “estamos a falar de 160 camas para 800 alunos, que é o nosso plano de sustentabilidade” garantindo que “a nível nacional não haverá nenhuma outra Instituição que terá esta percentagem de camas em residências de estudantes, detidas pela Instituição, para servir os alunos.”

Esta nova infraestrutura vem assim dar resposta a um dos maiores problemas a nível do País, a falta de alojamento para os alunos do Ensino Superior, uma resposta que em Elvas, é determinante tendo em conta o crescimento da Escola Superior de Biociências dos últimos anos, passando de 25 alunos em 2018 para 580 em 2024 e com a perspetiva de chegar aos 800 alunos em 2028.

Pode ler também Inaugurada nova residência de Estudantes em Elvas“obra invejável, de qualidade extraordinária” diz Sec. de Estado do Planeamento(c/fotos)

Populares