A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A) recebeu, na sede em Évora, no dia 4 de março, uma sessão informativa sobre as novas Normas de Arruamentos Urbanos. Esta sessão, promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e com a participação da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) enquanto Autoridade de Transportes da região, teve como principal objetivo a divulgação do atualizado documento que regula os arruamentos urbanos.
O renovado manual procura ser mais claro, intuitivo e de fácil consulta, substituindo a anterior versão com informações atualizadas. Esta revisão considera as recentes Estratégias Nacionais, como a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Pedonal e a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Ciclável, com o intuito de promover a inclusão da mobilidade ativa na conceção dos espaços públicos, elevando a eficácia e a abrangência deste guia.
A elaboração do documento foi caracterizada por um elevado grau de participação, envolvendo diversas entidades no processo.
O documento propõe uma série de critérios para a planificação e desenvolvimento de vias e áreas adjacentes, contemplando não apenas a gestão do trânsito, mas também a valorização do espaço público para os cidadãos.Pretende-se contribuir para a redução de acidentes rodoviários e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, inclusivas e seguras.
O guia atualizado das Normas de Arruamentos Urbanos estará disponível em breve para consulta no site do IMT: https://www.imt-ip.pt.