Entram em vigor em janeiro, as novas Unidades de Saúde Familiar.
São mais de 220 novas unidades que vão ficar implementadas em 51 concelhos do nosso País e que vão permitir que mais 300 mil utentes tenham médico de família.
As unidades de saúde familiar de modelo B são constituídas por equipas de médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a resposta a prestar a uma determinada população, que fica assim com acesso a médico e enfermeiro de família.
Recorde-se que estas novas unidades, de acordo com a informação do Governo à data do seu anúncio, representam um investimento de cerca de 90 milhões de euros.
As novas Unidades de Saúde Familiar vão entrar em vigor a 5 de janeiro de 2024, de acordo com a informação do Ministério de Saúde. A tutela refere, em comunicado, que este é um dos passos decisivos para concluir a reforma dos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde, no sentido da universalização de um modelo que garante uma resposta moderna e de proximidade aos utentes.
Com estas novas Unidades de Saúde familiar , este modelo passará a estar disponível em 154 concelhos de Portugal, estando a passagem das restantes previstas para o ano de 2024.
De acordo com os dados disponibilizados pelo Governo, , desde que houve a primeira USF modelo B até hoje, foram criadas 340 USF modelo B, 28 das quais em 2023.
No Alentejo existem 18 Unidades de Saúde Familiares, que irão ser abrangidas por esta medida:
No distrito de Beja existe apenas uma destas Unidades- a USF Alfa Beja o que significa que os restantes Centros de Saúde não estão abrangidos por ela.
Já no Distrito de Évora, são 11 as Unidades de Saúde Familiar- USF Alcaides, USF Eborae, USF Extremus, USF Foral, USF Lusitânia,USF Matriz, USF Planície, USF Quinta da Prata, USF Remo, USF Salus e USF Sol.
O Distrito de Portalegre tem 6 Unidades de Saúde familiares a serem abrangidas pela medida.
Fonte: Ministério da saúde