Tal como a Rádio Campanário noticiou esta segunda-feira, foi ontem entregue o relatório final sobre as opções de localização do novo aeroporto de Lisboa.
A Comissão Técnica Independente, responsável pelo processo, tinha anunciado inicialmente que o conteúdo do relatório final só seria conhecido dia 22 de março mas esta informação foi antecipada na noite de ontem.
Assim, de acordo com o relatório final agora entregue, Alcochete e Vendas Novas continuam a ser apontadas como as localizações mais favoráveis , ambas em modelo dual, ou seja com a manutenção do Aeroporto Humberto Delgado, considerando a Comissão técnica Independente que “as opções estratégicas de solução única são as que se apresentam como mais favoráveis em termos globais”, avança o País ao Minuto.
De acordo com o relatório agora entregue, as soluções apresentadas poderão dar um contributo significativo para o aumento da coesão territorial no Alentejo.
Vendas Novas, que apresenta menor vantagem em termos de proximidade a Lisboa, apresenta contudo maior vantagem em termos ambientais pelo que uma possível localização do novo aeroporto em solo alentejano, continua a ser uma possibilidade.
Outra das opções agora apresentadas no relatório final foi Santarém considerando a Comissão Técnica Independente que também pode ser uma solução, em complementaridade com o Aeroporto Humberto Delgado.
Montijo não é opção recomendada pela CTI neste Relatório Final devido aos constrangimentos existentes pela “não renovação da Declaração de Impacto Ambiental.
A Rádio Campanário tentou falar com o Presidente da Câmara Munipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, mas até ao momento não foi possível.