12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Novo cartão de Cidadão a partir de 10 de junho! Saiba o que vai mudar!

Sob o mote “Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados”, o Governo apresenta hoje, no âmbito dos compromissos PRR, o Novo Cartão de Cidadão, Novo Modelo de Atendimento e a Marca Cidadão, uma nova experiência de contacto com o Estado, totalmente integrada, moderna e digital, colocando as pessoas no centro.

No que diz respeito ao novo Cartão de Cidadão, refere o Governo numa nota enviada à nossa redação, trata-se de “uma nova versão do Cartão de Cidadão (CC), que começa a ser emitida em 10 de junho de 2024 e vai substituir os documentos caducados e os que caducarem a partir dessa data.”

Esta nova versão “assegurará maior segurança física e eletrónica, através de um chip sem contacto que permitirá alavancar a sua utilização em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem necessidade de utilização de leitor de cartões.”

O novo cartão apresentará também novidades visuais. De acordo com o comunicado emitido “a fotografia terá maiores dimensões, permitindo identificar melhor o titular, e o chip passará a estar no verso. Entre as alterações visíveis, destaca-se ainda o design, distinto do atual, liga a funcionalidade e as normas europeias a elementos da cultura e identidade nacional. São visíveis motivos e padrões presentes no empedrado artístico da calçada portuguesa, como o Mar largo (motivo principal). “

Mantendo-se como um dos documentos de identidade mais seguros do mundo, o novo cartão “utiliza materiais inovadores e diversos elementos de segurança física, eletrónica e digital. O documento assegura também a conformidade a norma ICAO(International Civil Aviation Organization), que visa melhorar a precisão e a eficiência dos processos de controlo e segurança das fronteiras, garantindo ao mesmo tempo que os documentos de viagem são seguros e à prova de falsificação. “

O Governo acrescenta ainda que “foi já disponibilizado o software do cartão que vai permitir o desenvolvimento de serviços que tirem partido das novas funcionalidades do CC. Por exemplo, através do contactless, o novo cartão vai simplificar o dia a dia dos cidadãos, podendo no futuro ser utilizado como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país, ou a ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos. “

No que diz respeito ao Novo modelo de atendimento também hoje apresentado, esclarece o Governo que ele “assenta num serviço integrado das várias entidades da Administração Pública num único local, físico ou digital, onde os cidadãos (a título individual ou empresarial) podem resolver as suas questões com o mínimo de esforço e tempo. “

Por último e quanto à nova “Marca Cidadão”, a mesma abrange uma nova abordagem unificadora que reforça a presença do cidadão no centro de todas as ações do Estado. Para tal, “foi criada uma identidade visual para este modelo de atendimento que coloca o Cidadão como elemento central na abordagem e tira partido da reinterpretação de um símbolo bem conhecido da Loja de Cidadão. Sob a marca “Cidadão”, um nome simples e de fácil memorização, para que todos os cidadãos saibam que estão no centro das preocupações de quem os serve e que podem interagir de forma simples e eficiente com os serviços públicos. “

Foto: @Sapo

Populares