Teve início esta segunda-feira, 3 de novembro, em Borba, um curso de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário, com equivalência ao 12º ano.
A qualificação em Cozinha e Pastelaria é da responsabilidade do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) em parceria com a Câmara Municipal de Borba e irá funcionar na antiga Escola Primária de Borba.
A Rádio Campanário esteve presente no início dos trabalhos e falou com Nuno Alas, diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do IEFP que explicou que “numa reunião de trabalho com o presidente da Câmara Municipal de Borba, foi identificado como área deficitária de pessoas que careciam de fazer o 12º Ano e obter uma qualificação profissional numa área que fosse representativa para o concelho e daí identificarmos esta formação na área de cozinha e pastelaria, de adultos desempregados durante 14 meses”.
Nuno Alas diz que a Câmara de Borba “criou as condições para nesta escola que é propriedade da câmara, pudéssemos ter aqui todo o desenvolvimento da formação quer na componente teórica quer na própria cozinha que antigamente era utilizada como refeitório da Escola Primária”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Curso%20Nuno%20Alas4nov14.MP3{/play}
António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba conta que “há cerca de um ano o Centro de Emprego falou connosco sobre a possibilidade de arranjarmos instalações para um curso de jardinagem, nós arranjamos e o curso está a correr muito bem, falamos sobre a possibilidade do curso de culinária e pastelaria e também temos condições boas”.
O autarca refere que “há muito tempo não se fazia um curso de cozinha e pastelaria nesta zona e somos uma zona com muitos restaurantes e boa gastronomia e há coisas que temos que fomentar”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Curso%20Pres%20CM%20Borba4nov14.MP3{/play}