O novo Hospital Central do Alentejo (HCA), que está a ser construído em Évora, vai contar com 351 camas (que podem aumentar para 487), 30 nos cuidados intensivos, 15 nos cuidados paliativos, 11 blocos operatórios, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.
Segundo o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, citado pelo NIT, é a “maior obra pública a ser feita em Portugal” e acrescenta ainda que “vai mudar a vida dos habitantes da região”.
No âmbito do Programa “Governo + Próximo”, Manuel Pizarro visitou a obra no passado dua 21 de junho, e garantiu que novo hospital terá toda a inovação tecnológica e científica ao serviço da medicina. O investimento “repõe parte da dívida que o País tem” para com a região e “representa um recomeço”.
O Ministro da Saúde gradeceu ainda aos autarcas do Alentejo pelo empenho no projeto e também por apoiarem a necessidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) se disseminar com equidade por todos o território nacional. “Este hospital evidencia bem os benefícios da descentralização da Saúde, temos mais e melhor SNS devido à cooperação com o poder local.”
Fonte: NIT