Decorreu esta segunda feira, 26 de agosto, a inauguração da Estrutura de Apoio à Idade Sénior de Santo Aleixo.
A Rádio Campanário marcou presença na cerimónia e falou com Gonçalo Lagem, autarca de Monforte, que começa por referir aos nossos microfones que “além de um dia importante é um dia absolutamente histórico”, justificando que “esta infraestrutura era absolutamente necessária para a freguesia de Santo Aleixo”.
Gonçalo Lagem refere que a nova ERPI “vai permitir aos idosos que estão institucionalizados nos lares dos concelhos limítrofes regressar a terra natal”, ao mesmo tempo que “cria mais 10 a 15 postos de trabalho, o que numa freguesia rural com 500 habitantes é significativo”.
O autarca classifica o novo lar como “um espaço lindo, com muita qualidade que vai dar conforto e dignidade aos seus utentes”, notando a grande moldura humana que se fez representar na inauguração, o autarca refere que “as pessoas responderam em massa porque era uma obra muito ambicionada pela população”.
“Depois de muitos avanços e recuos, hoje finalmente podemos assistir a este marco histórico para a freguesia”
Gonçalo Lagem
Para o presidente da câmara esta obra “era esperada faz mais de 30 anos, Santo Aleixo era a única freguesia do concelho de Monforte que não tinha um lar de idosos, o que fazia com que os mais idosos tivessem de ir para outras terras”. No entanto “desde hoje já é possível aos idosos de Santo Aleixo desfrutarem de um espaço que está extraordinariamente bem equipado”.
Questionado pela RC sobre o investimento, Gonçalo Lagem explica que “foi um investimento de 1.2M €, onde o FEDER comparticipou em 900 mil euros e o município colocou os restantes 300 mil euros”.
O autarca não deixa de afirmar que “Santo Aleixo está no mapa, tem cá pessoas e exigimos a mesma dignidade que no restante país e no mundo”, apelando ao não esquecimento do interior do país.
{gallery}santoaleixo_lar_2019{/gallery}