Foi apresentado na manhã desta sexta-feira o novo logótipo da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, que teve de ser adiada de 2022 para 2023 devido à pandemia COVID-19. A vencedora é uma jovem designer portuguesa, Beatriz Roque Antunes, escolhida dentre candidatos de 30 países.
Beatriz, de 24 anos, inspirou-se no tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude (“Maria levantou-se e partiu apressadamente”, Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.
Na apresentação do logótipo a vencedora referiu “como nos diz a passagem, Maria não se acomoda e vai visitar a prima. É esse o convite aos jovens: que não se acomodem, que façam acontecer, que construam e não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros. Precisamos todos que os jovens tomem o mundo nas suas mãos”.
Quanto aos outros elementos, a Cruz surge como elemento central e é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo – o tal convite aos jovens para que sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno.
As cores (verde, vermelho e amarelo) evocam a bandeira portuguesa.
Beatriz Roque Antunes estudou Design em Londres e trabalha atualmente numa agência de comunicação, em Lisboa. A concorrer a seu lado no concurso internacional promovido pelo Comité Organizador Local (COL) estiveram centenas de candidatos, provenientes dos cinco continentes.
A triagem inicial dos trabalhos foi feita por uma equipa de académicos da Universidade Católica Portuguesa, que selecionou as 21 melhores propostas, depois avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação.
Estes profissionais elegeram, então, três finalistas, tendo o Dicastério para os Leigos, Família e Vida selecionado a proposta vencedora.
Hoje será também lançado o site da JMJ, disponível em www.lisboa2023.org.
Recorde-se que esta é a primeira vez que a Jornada Mundial da Juventude se realiza em Portugal.