O fadista Nuno da Câmara Pereira sente-se honrado em ser padrinho da Romaria a Cavalo de Nossa Senhora D’Aires. “A minha terra natal é Évora, foi aqui que cresci e me fiz homem e é sempre bom voltar à terra, ainda mais quando ela se lembra de nós, ainda mais quando nós representamos parte dessa cultura alentejana”.
Com esta Romaria a Cavalo, “sabemos que os homens ainda dedicam o seu tempo ao culto do espirito, ao culto de Deus, ao culto de Nossa Senhora, que tem várias formas, seja a Nossa Senhora de Fátima ou D’Aires. É sempre a mesma Senhora, por isso temos diversas maneiras de expressar o amor de Deus que é o de Nossa Senhora e esta [a Romaria] é uma delas”, disse Nuno da Câmara Pereira à Rádio Campanário.
Refira-se que centenas de romeiros oriundos de vários pontos do País voltaram a cumprir a tradição ao participarem na XXII Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo, entre os dias 23 e 28 de Abril.
O percurso de cerca de 150 quilómetros, durante 5 dias, é feito pela antiga canada real, mais conhecida pela Estrada dos Espanhóis, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que serviu de pernoita no dia 26.
Entrevista de Augusta Serrano; Texto de Carlos Caldeira