12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O Aeroporto de Beja tem capacidade para receber pessoas para os mais diversos eventos e aliviar Faro e Lisboa” diz Pres. CM Beja (c/som)

No dia 19 de julho, decorreu em Montemor-o-Novo a tomada de posse dos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que é agora presidida por José Manuel Santos.

De entre todas as entidades e autarcas presentes, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, foi uma das figuras que marcou presença na cerimónia da tomada de posse.

A Rádio Campanário esteve e, à margem do evento, falou com o autarca a respeito do facto de o Aeroporto de Beja não constar na lista de alternativas ao Aeroporto de Lisboa.

O autarca foi questionado sobre que outras dinâmicas estão a ser desenvolvidas no Aeroporto de Beja e sobre se a estrutura pode ser uma alternativa para as Jornadas Mundiais da Juventude, na qual referiu que “podemos vender muito a ideia de que o Aeroporto de beja poderia ser o sucessor ao Aeroporto de Lisboa, mas ela é dificilmente exequível por vários motivos, não vale a pena termos aqui teorias da conspiração contra Beja, a verdade é que temos uma Comissão Independente, e ao desconfiarmos da Comissão Independente não vamos mesmo a lado nenhum. Independentemente disso, o Aeroporto de Beja já é alguma coisa e pode ser muito mais que aquilo que é, como vimos afirmando, mesmo não sendo a alternativa principal a Lisboa. Pode ser uma solução e dever ser uma solução futura de alívio do Aeroporto de Faro, temos dito isto muitas vezes, o Aeroporto de Faro, falando apenas na vertente de passageiros, depois há outras opções em que Beja tem mais valias muito importantes, mas no tráfego de passageiros, Faro está praticamente esgotado e, portanto, a ligação à Funcheira, e no futura uma ligação de uma nova linha Beja – Faro vai ser absolutamente decisiva para aliviar a pressão do Aeroporto de Faro, mas neste futuro mais próximo, para este tipo de eventos, Jornadas Mundiais da Juventude, etc. o Aeroporto de Beja está capacitado, diria eu, mas a ANA saberá melhor que eu, para receber quatro ou cinco voos por dia para receber alguns milhares de jovens por dia e, para isso, serve perfeitamente. Provavelmente, as empresas que queiram utilizar o aeroporto para esse efeito terão de contactar a ANA previamente, porque esta questão não é uma questão de somenos, e quando nós a afirmamos, muitas vezes quem não conhece o aeroporto, não percebe a situação. A placa de estacionamento é uma placa relativamente reduzida, tem uma capacidade para poucos aviões e estão sempre muitos aviões estacionados para serem reparados no hangar que o Aeroporto de Beja tem, que funciona e que dá os tais 100 postos de trabalho”.

“Com um contacto atempado para que a ANA na placa consiga fazer a movimentação de aviões para permitir o parqueamento dessas aeronaves que cheguem, é perfeitamente possível que as Jornadas Mundiais da Juventude, em grandes concertos internacionais, em finais de futebol ou de outras modalidades, que o Aeroporto de beja, enquanto não for um aeroporto de retaguarda ou a Lisboa ou a Faro, sirva perfeitamente para essas ocasiões. Quanto às Jornadas Mundiais da Juventude não tenho ainda nenhuma informação específica, mas sim, o aeroporto pode ser utilizado e estou certo de que a ANA, que é quem explora o aeroporto até 2062, não negará essa utilização”, acrescentou Paulo Arsénio.

Populares