6.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Janeiro 4, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O alentejano que descobriu o caminho aéreo para Macau. A bordo de um velho avião

Como Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, esta é a história de um “alentejano aventureiro” que descobriu o caminho aéreo para Macau. O livro fala de “três heróis” esquecidos, segundo a autora, mas que deram um contributo determinante para o futuro da aviação.


De Colos, no concelho de Odemira, para o Mundo, o voo de António Brito Pais e mais dois companheiros foi feito há cem anos. Pode não ter ficado tão famoso como outros, mas por estes dias a sobrinha Filipa lançou um livro infantojuvenil onde relembra a “Aventurosa viagem do Pátria”.

O “Pátria” era um avião do tempo da primeira guerra mundial, que só tinha dois lugares. Porém, como era necessário garantir a presença de um mecânico, a aeronave fez o voo com três tripulantes, como nos conta a autora do livro, Filipa Brito Pais, professora do primeiro ciclo.

A docente começou por ser desafiada a ir às escolas contar o feito do tio – desconhecido dos portugueses – mas acabou por se deixar convencer a escrever o livro que resume esta história e que poderá agora ter uma edição em Mandarim, porque em Macau a aventura é conhecida. A “Aventurosa viagem do Pátria” tem prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa.

Ouça aqui um excerto da entrevista concedida por Filipa Brito Pais

Populares