A Ovibeja celebra este sábado, os 10 anos da classificação do Cante Alentejano como Património Mundial da Unesco.
Expressão identitária da Região, o cante alentejano, verdadeiro embaixador do Alentejo e das suas gentes, faz-se ouvir esta tarde, no Palco Sagres, a partir das 15h30, onde são esperados cerca de 1500 cantadores, de cerca de 100 grupos corais, num momento que certamente elevará a voz e a alma do Alentejo.
Recorde-se que o cante alentejano foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)em novembro de 2014, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, reunido em Paris (França).
A candidatura foi promovida pela Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante, com o contributo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Casa do Alentejo, em Lisboa, da Confraria do Cante Alentejano e da Moda – Associação do Cante Alentejano.
Esta distinção, que leva já uma década, destacou o Cante Alentejano como uma expressão cultural única e profundamente enraizada na tradição do Alentejo. A comemoração que hoje se realiza na Ovibeja tem como objetivo, não só honrar o Cante Alentejano , mas também promovê-lo aos quatro cantos do mundo, reafirmando o seu valor cultural e a sua importância para a identidade alentejana.