A Expo Alentejo decorre em Elvas até ao próximo dia 2 de fevereiro, o certame visa promover o que de melhor se faz no Alentejo, aproveitado a proximidade com a vizinha Espanha, de modo a atrair visitantes e a divulgar a região no país vizinho.
O Município de Estremoz está presente no certame, promovendo o seu concelho e os seus produtos mais característicos, dos quais destacamos os bonecos de Estremoz.
Neste sentido a RC falou com Francisco Ramos, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, que começa por referir que “esta visão que passa para além das fronteiras de cada um dos municípios é a correta”.
Para Francisco Ramos “o Alentejo representa cerca de 1/3 do território nacional e tem uma diversidade extraordinária nas mais diversas áreas”.
“Faz todo o sentido congregar as potencialidades do Alentejo num único certame”
Francisco Ramos
O autarca considera que “congregar todas essas potencialidades num evento como esta Expo Alentejo faz todo o sentido”, acrescentando que “estamos a ganhar escala para nos podermos afirmar no país e em toda a península ibérica”.
O edil refere que “apesar de ser a primeira edição estou convicto de que será um sucesso”, fazendo votos para que “no futuro seja possível diversificar o local onde a Expo ocorre, como forma de potenciar e aglutinar de uma forma mais eficaz outro tipo de empresas e de produtos”.
Francisco Ramos reconhece que “a situação geográfica e as acessibilidades contam muito, mas todo o Alentejo está bem servido de infraestruturas que permitem realizar este certame em qualquer concelho”.