Na passada sexta-feira (15 de fevereiro), decorreu em Évora uma sessão informativa subordinada ao tema “Financiamento das Empresas Turísticas – Novas Oportunidades”, onde foram assinados 4 contratos do Programa Valorizar, na presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Em declarações à RC, a governante afirma que a aposta no turismo na região Alentejo “continua fortíssima”.
O Alentejo apresenta até agora “95 projetos aprovados […] e continuam a aparecer projetos interessantíssimos, que têm a vantagem de serem muitos deles, projetos em rede”. Este número demonstra “que o território continua muito dinâmico”.
“O Alentejo é a região recordista em temos de projetos Valorizar aprovados”
Ana Mendes Godinho
A Secretária de Estado destaca o “papel fundamental de articular os empresários, os municípios, para termos produtos estruturados”, nomeadamente no que concerne a enoturismo, passeios pedestres, estações para bicicletas e autocaravanas.
Desde 2015, avança, a região Alentejo viu “167 projetos apoiados” destinados a apoiar empresas, “no valor de 100 milhões de euros”.
De salientar que a sessão informativa finalizou o roadshow realizado ao longo da passada semana no território, por técnicos e responsáveis da ERT e do TP, e foi destinada a todos os agentes públicos e privados visando dar a conhecer as novas oportunidades de financiamento às empresas turísticas e fornecer a informação sobre a formalização de candidaturas às várias linhas de financiamento disponíveis.
Neste sentido, durante a sessão serão debatidos temas como a importância da sustentabilidade ambiental na criação de vantagens competitivas e as novas soluções de financiamento; a promoção e financiamento de iniciativas promotoras de processos de coesão e desenvolvimento territorial; e a importância da inovação e do empreendedorismo nos negócios turísticos e as soluções de financiamento.
Para além dos 4 contratos no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, foi assinado um acordo de colaboração entre a Entidade Regional de Turismo e a Federação Portuguesa de Ciclismo, com vista à Homologação da Rede de Cycling Alentejo e Ribatejo.
{gallery}evora_sec_estado_valorizar{/gallery}