O projeto “Creactivity Bus”, patrocinado pelo BPI e Fundação “la Caixa”, contou com o apoio da Câmara Municipal de Vendas Novas. Esta iniciativa foi muito participada pelos mais novos, individualmente com as suas famílias ou em grupos de ATL e esteve patente entre os dias 13 e 14 de abril, junto ao Mercado Municipal.
Este era um espaço para trabalhar a criatividade e o engenho, para que as crianças e jovens se sentissem à vontade para tentar não ter medo de errar, explorar os materiais e para terem essa mesma liberdade de teste para criar.
Existiam quatro zonas diferentes dentro deste Autocarro, cada uma delas com o seu objetivo. A zona da eletricidade era vocacionada para o desenvolvimento de circuitos elétricos, para perceberem como fazer as ligações e o que faz cada peça quando recebe energia elétrica.
Na zona do vento, as crianças construíam um objeto voador e depois testavam no tubo de vento, se o objeto voava ou não. Se não voasse, não havia problema. A persistência é fator-chave no processo de crescimento destas crianças. A ideia é também pensar e perceber porque não está a funcionar.
A zona da mecânica tinha como objetivo fazer construções nas paredes ou na mesa, podendo fazer-se engrenagens ou caminhos para bolas e berlindes, sendo que o objetivo era fazer com que essa peça fosse do ponto A ao ponto B, sem cair ao chão.
A zona de Stop Motion pretendia desenvolver uma técnica de desenvolver filmes com fotografias.
Porque a brincar também aprendemos, o Creactivity Bus deu asas à imaginação de dezenas de petizes!
Fonte/Fotos: CM Vendas Novas