Estremoz, 16 de junho de 2024 – Ontem, o CULTOURWINE regressou ao Museu Berardo em Estremoz, proporcionando uma experiência enogastronómica única com a participação de 11 conceituadas adegas.
As adegas presentes incluíram Adega do Monte Branco, Aliestre Vineyards, Dona Maria Wines Portugal, Herdade do Pombal, Herdade dos Casarões, Herdade dos Outeiros Altos: Vinhos Biológicos, Howard’s Folly Winery, João Portugal Ramos, Miguel Louro Wines, Quinta do Carmo – Bacalhôa Vinhos de Portugal e Tiago Cabaço Winery. O evento também contou com degustações da SEL – Salsicharia Estremocense.
A Rádio Campanário esteve presente e entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, sobre a importância deste evento, especialmente no contexto da recente eleição dos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa como “Cidade do Vinho 2025” pela Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
“São eventos que potenciam a região e a atividade económica, não só de Estremoz, mas de toda a região, pois ao redor dos vinhos há toda uma indústria que se desenvolve,” afirmou Inácio Esperança.
Sobre a replicação deste evento a outros concelhos eleitos, o presidente destacou: “Sim tal como disse o presidente Sádio, queremos replicar este evento nos outros concelhos e, no próximo ano, trazer também vinhos e adegas dos nossos concelhos para participar no CULTORWINE.”
Referindo-se à participação de Vila Viçosa na próxima edição, Inácio Esperança garantiu: “Vila Viçosa tem vinhos de excelência para apresentar. Já estamos a preparar as atividades do próximo ano com as adegas locais, para ver qual é o investimento necessário da parte do município e das adegas, e executar esse projeto.”
O CULTOURWINE continua a consolidar-se como um evento de referência, promovendo a riqueza vinícola da região e fortalecendo a economia local e regional através do enoturismo.
Entrevista: Augusta Serrano