Hoje, teve início mais uma edição do Festival do Crato, um evento multifacetado que une tradição, música e gastronomia no coração do Alto Alentejo. Este evento, que já se consagrou como o maior festival do Alto Alentejo, atrai multidões de todas as idades, realçando a diversidade e o espírito coletivo que caracteriza a cultura alentejana.
O Festival do Crato, conhecido por ser uma celebração única da música e da riqueza cultural do Alentejo, também abraça a feira de artesanato, que desempenha um papel fundamental na promoção dos produtos endógenos da região.
Em entrevista com o Presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, expressou o seu orgulho em relação ao evento.
“Sem dúvida, eu diria que não é só um dos maiores festivais que se realizam no Alto Alentejo, eu diria que é um dos maiores festivais que se realiza no país”, afirmou o Presidente Ceia da Silva.
Destacou a estruturação do festival, desde os espetáculos até à promoção e venda dos produtos tradicionais, como enchidos, queijos e vinhos, que são um reflexo autêntico da cultura alentejana. “Eu diria que é de facto o Alentejo num todo aqui no concelho do Crato. Deixa-me muito orgulhoso ver que este festival continuou como antes, mas melhorou”, acrescentou.
O festival não é apenas um marco musical, mas também um elo de ligação entre diferentes gerações, “não há aqui públicos estanques, temos aqui jovens que vão acampar, temos pessoas menos jovens que vem ver espetáculos, temos pessoas de meia idade que gostam de confraternizar à volta da gastronomia, eu diria que há aqui um pouco de tudo”, sublinhou o Presidente da CCDR.