O teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolheu no passado sábado (4 de janeiro) o Concerto de Ano Novo.
O concerto esteve a cargo da Light Music Orchestra, dirigida pelo maestro Artur Rouquina, conceituado a nível nacional e um filho da terra.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Artur Rouqina, que começa por referir que “a minha vida está ligada com a música desde os tempos em que tocava na filarmónia”, acrescentando que “fiz o meu percurso e agora apostei neste projeto para poder encher a alma e os corações de todos os portugueses”.
Artur Rouquina refere que “também sou um dos maestros da Banda da Força Aérea”, complementando que “essa é de resto a minha principal atividade”.
Questionado pela RC sobre a idealização do espetáculo, o maestro conta que “fui falando com as Associações e pensámos em proporcionar um momento de interação entre todos”.
Para Artur Rouquina “é importante as Associações participarem nestes eventos e sentirem-se acarinhadas”, acrescentando que “não foi possível termos aqui todas as bandas do concelho, tivemos apenas aquelas que se prontificaram e que achei que se enquadravam neste tipo de espetáculo, mas quem sabe numa próxima oportunidade estarão todos”.
Naquilo que concerne ao estilo de música apresentada, o maestro refere que “por vezes a música chamada erudita é um pouco olhada de lado, a nossa orquestra tenta fazer a ponte entre essas obras e o público”.
Artur Rouquina afirma que “a nossa música cativa as pessoas pela profundidade dos sentimentos”, acrescentando que “atuar na minha terra ou noutra parte do mundo é igual, quando estamos a fazer o nosso trabalho temos de nos concentrar, no entanto reconheço que atuar em Estremoz acarreta uma carga emocional maior”.