O Centro Luís da Silva em Rio de Moinhos recebeu ontem uma apresentação do projeto AGROINCLUSION, um projeto cofinanciado pelo Programa Europeu Erasmus +.
Este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade e adaptabilidade da formação profissional, métodos de formação, materiais e currículos para pessoas com necessidades especiais.
A Rádio campanário esteve presente e falou com Jorge Rosa, médico que acompanha a Instituição desde o seu início e que começou por nos referir “sou médico aqui desde a criação deste centro logo há uma ligação forte a estes utentes pelo que participo no que acontece nesta casa com muito gosto.”
O clínico defende que “todos nós devemos fazer a integração destas pessoas com deficiência e deficiência acentuada, nas atividades e na comunidade” sublinhando que esta parceria com o projeto da Agroinclusion é “mais um passo nesse sentido”.
Jorge Rosa considera que esta interação entre as pessoas e os animais é benéfica para o seu bem estar realçando inclusivé a sua importância para a saúde mental evidenciando “o homem não vive só de pão, precisa de integração e vemos esta parceria , entre o ser humano e os animais, com muito bons olhos.”
O projeto conta já com parceiros de sete países diferentes, fazendo parte dele instituições do género do Centro Luís da Silva mas que trabalham com deficiências menos profundas. O projeto está atualmente a ir de país em país e partilhar as técnicas que cada um tem, as boas práticas que cada um usa.
Integram este projetos países como a Alemanha, Áustria, Espanha, República Checa , Eslováquia e Portugal onde a partilha de conhecimentos e experiências se assume como fundamental para que a inclusão destas pessoas seja o mais assertiva possível, existindo uma maior compreensão das necessidades de integração socioprofissional de pessoas com estas necessidades.
“Este projeto europeu faz precisamente a integração na deficiência moderada acompanhada com os animais” conclui o Médico Jorge Rosa.