O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) lançou em dezembro do ano passado o serviço da Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do Hospital de Évora iniciou.
Segundo o HESE “esta Nova Unidade tem como modelo a assistência hospitalar praticada no domicílio do doente por profissionais de saúde do hospital, e apresenta grandes vantagens, nomeadamente, tratamento hospitalar com maior conforto e bem-estar para o doente, que se mantém no domicílio com acompanhamento dos profissionais de saúde do Hospital, promoção da autonomia dos doentes e maior envolvimento dos familiares. Pode permitir também um menor tempo de internamento e a diminuição das infeções em ambiente hospitalar”.
A equipa da Unidade é composta por três médicos especialistas, cinco enfermeiros, uma assistente social, um farmacêutico e uma assistente técnica.
A equipa multidisciplinar está de serviço 24 horas e já acompanhou mais de 50 doentes, apresentadno o serviços bons resultados.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do Hospital de Évora iniciou a sua atividade em dezembro de 2020. Esta unidade tem como modelo a assistência hospitalar praticada no domicílio do doente, durante um período transitório, na fase aguda da doença, em alternativa ao internamento hospitalar convencional. Desta forma, é possível promover a recuperação funcional e desenvolver a autonomia do doente no seio da sua família e estimular a participação ativa da família na prestação de cuidados.