18.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O maior projeto de cultivo de abacates chumbado pela CCDR Alentejo por impacto ambiental.

O maior projeto de cultivo de abacates em Portugal foi chumbado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), após a emissão de uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável. O Projeto Agroflorestal das Herdades de Murta e Monte Novo, localizado na região de Alcácer do Sal, previa a plantação de 658 hectares de abacateiros, ocupando uma área equivalente a 700 campos de futebol.

Conforme a Rádio Campanário já tinha avançado em primeira mão, este projeto, apresentado pelo grupo Aquaterra, visava expandir o cultivo intensivo de abacates numa região já sobrecarregada por práticas agrícolas semelhantes. No entanto, a CCDR Alentejo considerou que o projeto teria um impacto ambiental negativo, com consequências graves para o futuro da região.

A Declaração de Impacte Ambiental desfavorável, divulgada esta sexta-feira e disponível no Sistema de Informação sobre Avaliação de Impacte Ambiental (SIAIA) da Agência Portuguesa do Ambiente, destaca os “impactes negativos significativos a muito significativos” identificados, especialmente em áreas como a conservação da natureza, recursos hídricos, alterações climáticas e ordenamento do território.

Além disso, o projeto enfrentou pareceres negativos por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que reforçaram a inviabilidade da sua aprovação.

Este desfecho surge após um longo período de avaliação, com a SIC a relatar em maio passado que havia outro projeto semelhante aguardando parecer da CCDR Alentejo. A proposta inicial incluía a construção de 34 furos de água, evidenciando a escala e o impacto que o projeto poderia ter tido na região.

Populares