Foi esta manhã inaugurada a exposição de escultura da autoria de Paulo Neves, no Museu Berardo Estremoz, com a presença do artista.
A exposição, intitulada “Guardiões da Cidade Branca”, apresenta um conjunto de 40 esculturas, em mármore, realizadas a partir dos desperdícios da industria marmorista, demonstrando as potencialidades que um material inerte tem no universo artístico e criativo.
José Daniel Sadio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, esteve presente nesta inauguração e em declarações à Rádio Campanário referiu-nos “Estremoz foi conhecida ao longo das décadas e dos séculos como a ciade branca.”
José Sadio realça “o mármore de Estremoz está exposto em todos os lugares do mundo e pior isso é fundamental este tipo de atividades, nomeadamente esta exposição” que acaba por servir também por “expor a potencialidade do mármore.
O Aautarca destaca ainda o Autor, figura muito importante na cultura estremocense, assim como o espaço onde decorre a exposição, o Museu Berardo, um espaço que acolhe exposições temporárias e permanentes e que tem sido também um espaço de debate e de conhecimento.
José Sadio reitera “é importante valorizar o mármore, até pela queda de produção que teve na região assim como a tragédia da Estrada de Borba, por isso é necessário projetá-lo para que este produto tão nosso possa ser um forte componente naquilo que é a atividade do concelho de Estremoz.”