A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) tem vindo a promover ações de formação dirigidas a profissionais da restauração e hotelaria, no estrangeiro, com o objetivo de dar a conhecer o vinho e a região exportadora.
A última ação de formação decorreu em Angola, nas cidades de Luanda, Lobito e Benguela, tendo sido ministrada pelo escanção português Manuel Moreira.
Dora Simões, presidente da CVRA, em declarações à Rádio Campanário, refere que “o mercado de Angola é para os vinhos portugueses o principal mercado de exportação e é necessário fazer uma formação do que é a região porque ajuda a formar uma classe que é interessante para nós e ajuda a vender os vinhos de uma região que está a ter bastante êxito neste país ”.
A responsável acrescenta que “a produção tem aumentado devido a novas plantações e reconversão da vinha para castas mais adaptadas à região”, ainda assim, “a maior fatia vai para o mercado nacional que absorve a maior parte da produção”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/CVRA%20Dora%20Simoes18junhoi14.MP3{/play}
A aposta em ações de formação sobre vinhos alentejanos justifica-se pelo fato de Angola estar no topo dos mercados importadores de Vinhos do Alentejo fora da União Europeia, sendo o Alentejo a principal região de Portugal exportadora de vinhos para este país.
Dados de 2013 dos Vinhos do Alentejo apontam para 4.451.664 litros de vinho certificado exportado para Angola. Dados que correspondem a um aumento de 14% em relação ao ano de 2012.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos Doc Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais.