O Município de Mourão irá promover, entre os dias 05 de janeiro e 05 de fevereiro, “Os Sabores de Mourão – Mês da Açorda”, nos restaurantes aderentes do Concelho, esta iniciativa irá desafiar os restaurantes a aliar a tradição à inovação, criando Açordas de excelência gastronómica.
As açordas, de origem pobre e rural enriqueceram a gastronomia alentejana através dos sabores singelos que se encontrou com a adição do pão (preferencialmente duro), dos coentros, dos poejos, do alho, do azeite, do sal e da água quente.
A Rádio Campanário falou com João Fortes, Presidente da CM de Mourão, relativamente a esta iniciativa e à sua importância para o concelho.
João Fortes começou por nos referir “trata-se de uma iniciativa inédita no caso do Município de Mourão” acrescentando que tem como objetivo “dinamizar a restauração tradicional, num período conhecido como época baixa, no sentido de inverter um pouco essa tendência de estagnação económica.”
Esta iniciativa coincide também com a altura das tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias, de 01 a 04 de fevereiro.
Segundo nos adiantou João Fortes, “são cinco restaurantes aderentes” onde cada um irá apresentar os pratos de açordas típicas que entender.
O Objetivo do Município é “manter uma economia estável e agregadora de valor”, numa aliança entre Município de Mourão e privados “para fazer mais e melhor por Mourão”.