O Rancho Folclórico as Mondadeiras, de Casa Branca, realizou no passado sábado o 7º Encontro de Saias. Para além do grupo organizador, estiveram em palco o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca (Redondo), Grupo Folclórico e Cultural da Boavista (Portalegre) e o Rancho Folclórico Cravos e Rosas (Orada, Borba).
De edição para edição, a escolha dos convidados prende-se com o objetivo de alternar entre todos os grupos da região, diz em declarações à RC, José Júlio Mouquinho, presidente do rancho as Mondadeiras.
“O folclore do Alentejo, e principalmente o Rancho as Mondadeiras, ficaram muito mais pobres com a morte de Martinho Dimas”
No início da sessão, foi “referido o nome de Martinho Dias porque vamos sempre recordá-lo”, aponta. O falecido souselense teve um papel ativo de grande importância para a cultura popular, tendo o seu nome sido atribuído ao festival de acordeões do concelho, entre outras homenagens que lhe têm sido prestadas.
O dirigente afirma – “o nome Martinho Dimas vai estar sempre agregado ao nosso rancho”, pelo contribuiu muito grande que este deu em termos de pesquisa de factos etnográficos.
{gallery}casa_branca_saias_jan19{/gallery}