Rovisco Duarte,é o sucessor do general Carlos Jerónimo, o tenente-general alentejano, que foi nomeado pelo Presidente da República é o novo de Chefe do Estado-Maior do Exército ,a tomada de posse està marcada para esta sexta-feira.
Frederico Rovisco Duarte,com 56 anos, é natural de Alpalhão,no distrito de Portalegre, exercia actualmente as funções de inspector-geral do exército tendo sido promovido ao posto de tenente-general em 2013, foi Comando de Instrução e Doutrina do Exército, integra a direcção de Educação do Colégio Militar e do Instituto Militar dos Pupilos do Exército.
O tenente-general exerceu funções de chefe de gabinete do anterior chefe do Estado-Maior do Exército, general Pina Monteiro, que actualmente é chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e chefiou o Exército entre 2011 e 2014.
Rovisco Duarte foi condecorado, a 10 Junho de 2015, na cerimónia do Dia de Portugal, por Cavaco Silva, anterior Presidente da República, com Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.
A Lei de bases da Organização das Forças Armadas prevê que os chefes de Estado-Maior dos ramos sejam nomeados e exonerados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, desde da polémica demissão do general Carlos Jerónimo que alegadamente estará associada à discriminação dos alunos homossexuais, que Rovisco Duarte foi um dos nomes mais falados.
Após reunião do Conselho Superior do ramo, Rovisco Duarte, foi nomeado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,por proposta do Governo, chefe do Estado-Maior do Exército.