O Dark Sky Alqueva foi galardonado com o Premio de Turismo Responsável nos “World Travel Awards 2021”, conta a cnceituada publicação de viagens – www.traveler.es – e acrescenta que na verdade, tal distinção não os surpreende!
Quantas vezes, falamos do turismo de estrelas, de cintemplar o céu, como modo de viagem; e quantas vezes dissemos que estamos enamorados de Portugal e do Alentejo. Assim não é estraho que o seu céu tenha sido premiado pelos considerados ‘Oscar do turismo’. A iniciativa destinada à contemplação do céu português, Dark Sky Alqueva, foi galardoarda com o Prémio de Turismo Responsável nos World Travel Awards 2021.
Os prémios reconhecem, anualmente, os melhores destinos, hoteis, linhas aéreas, e agentes de viagem de todo o mundo e que, neste tema, premiaram este espaço astrológico.
O Observatório
Queres saber porque recebeu este prémio? O Observatório Dark Sky Alqueva encontra-se na aldeia da Cumeada, no município alentejano de Reguengos de Monsaraz, perto também da Albufeira de Alqueva. Trata-se do observatorio maior da Europa Ocidental, para além de que a região em que se encontra, foi a primeira do mundo a receber a certificação internacional Starlight Tourism Destination.
Por estar situado numa zona isolada e graças às condições atmosféricas favoráveis do Alentejo,os visitantes podem disfrutar de um cém mágico.
A experiência fica completa com telescopios e binóculos para os que fazem saídas noturnas, ou para os cursos orientados a distinguir estrelas e constelações.
También se organizam passeio noturmos por espaços únicos como os monumentos megalíticos do Crómleque de Xerez.
O artigo apresenta ainda o mais secreto do Alqueva, a aldeia de Monsaraz, os seus monumentos e praia e centro náutico e ainda uma chamada de atenção para os vinhos da região.
In https://www.traveler.es/