O Politécnico de Portalegre é uma das instituições europeias participantes num projeto que explora a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para inclusão de alunos com deficiência e necessidades educativas especiais, no contexto de Instituições de Ensino Superior.
O Instituto , em nota enviada à nossa redação refere que o Projeto , aprovado no âmbito do Erasmus+, KA220-HED – Cooperation partnerships in higher education, com o financiamento de 250 mil euros, o projeto é coordenado pela Universidade de Maribor (Eslovénia) e também envolve a Universidade de Istambul (Turquia), a Universidad de Deusto (Espanha) e o Instituto INUK (Eslovénia). A equipa participante do Politécnico de Portalegre integra os professores Sérgio Correia (coordenação), Luísa Carvalho e Secundino Lopes.
Através deste projeto pretende-se explorar o potencial das tecnologias e das ferramentas de Inteligência Artificial para a educação inclusiva, promovendo a inovação dos professores em práticas de ensino neste domínio, a disponibilização de recursos inovadores de e-learning (Recursos Educativos Abertos) e o desenho/promoção de cursos piloto para docentes.
Foto: Exame