As comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril de 1974 sucederam-se um pouco por todo o País e no concelho de Borba não foi diferente.
O espetáculo de fogo-de-artifício à meia-noite deu o mote para o dia que se iniciava, pelas 8:30h seguiam-se as Alvoradas Festivas, na cidade de Borba e nas freguesias rurais, às 9h a cerimónia do hastear das Bandeiras com a Fanfarra e Corpo dos Bombeiros Voluntários de Borba.
A Rádio Campanário marcou presença nas comemorações do concelho de Borba, falou com o Presidente da autarquia, António Ânselmo, que pediu para que a pequena “Mariana” dissesse o que foi o 25 de Abril. Mariana disse que “foi a revolução dos cravos”.
O presidente da autarquia borbense salientou que “o 25 de abril foi uma coisa que em Borba, com um orçamento de 7 ou 8 mil euros, fizemos aquilo que devíamos fazer, respeitar aquelas pessoas que permitiram que nós pudéssemos, em liberdade, estar aqui a celebrar e a acima de tudo a respeitarmos”, acrescendo que Paulo de Carvalho vai estar em Borba, “um símbolo de Abril, que representa Abril com tudo aquilo que nós temos, liberdade, respeito e acima de tudo confiança no futuro”
Termina dizendo que para o cidadão, António Ânselmo, que conheceu pessoalmente muitos oficiais e abril, “senti que foi uma responsabilidade, uma lição de vida que aprendi”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/antonio_anselmo_25abril14.mp3{/play}
As comemorações contaram ainda com a atuação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo de Orada e a sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa dos 40 Anos do 25 de Abril e no dia 26 com um espetáculo do cantor Paulo de Carvalho.