Eduardo Alves recandidato à liderança da JS Distrital
O até aqui Presidente dos jovens socialistas do Alto Alentejo, Eduardo Alves, é recandidato a um novo mandato.
Sob o mote “Mobilizar uma Geração – Impulsionar o Alto Alentejo”, recandidata-se a um terceiro e último mandato na liderança da JS distrital.
Sobre os anteriores mandatos afirma que “ a JS é hoje a segunda força política mais representativa e robusta do Alto Alentejo, em pessoas e em capacidade e proposta política, cativando, de forma ousada e construtiva, uma geração para a política. Fomos pioneros na construção de uma agenda ambiental para o Alto Alentejo, fizemos aprovar um grupo de trabalho para constituir uma plataforma jovem agregada à CIMAA, que a concretizar-se, será a primeira plataforma nacional de auscultação dos jovens a nível supraconcelhio. Demos muito horizonte, nestas e noutras matérias, às ambições do Alto Alentejo.Isso é o grande património dos últimos quatro anos de mandato”
Para os próximos dois anos refere que “ é continuarmos a ter a vocação múltipla de sermos profundamente representativos dos jovens da nosso freguesia, federarmos convições e aprofundarmos posicionamentos nacionais e globais” acrescentando que “o Alto Alentejo vive com uma bomba-relógio social, económica e demográfica em mãos. Queremos ser parte da solução e aprofundar com o triângulo Governo da República, Representação Parlamentar do nosso círculo e Autarcas as aspirações deste território. Queremos falar dos temas correntes, como a deficiente infraestruturação do território, mas também falar de novos e renovados desafios, distritais e nacionais, como a crise da imprensa tradicional, local e nacional, o Estado de Direito, uma economia diferenciada e reprodutiva de riqueza, suportada pelo investimento público, a desigualdade de oportunidades agravada para quem vive no nosso distrito, a precariedade laboral e a democratização do ensino, com especial enfoque na competitividade do nosso Instituto Politécnico” finalizando que “somos e queremos ser ainda de forma mais intensa a juventude que agrega o jovem licenciado que teve uma oportunidade no Alto Alentejo e o jovem licenciado que ficou retido num grande centro urbano, entre o jovem licenciado que não tem emprego na área ou está desempregado e o jovem operário, trabahador dos serviços ou empreendedor. Entre os que estão a sair ou ficar por cá no ensino superior e os que já pensam em compar casa e construir uma vida mais estruturada. Somos um projeto de comunidade para uma comunidade. Queremos falar para todos e contribuir com a força das nossas ideias para um território mais justo e com futuro”.
O candidato Eduardo Alves tem 25 anos, é natural de Ponte de Sor, é licenciado em Direito, frequenta neste momento o mestrado, e exerce as funções de assessor para a Educação, Ciência, Juventude e Desporto no Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República. Foi Presidente da JS Distrital nos últimos dois mandatos, foi o primeiro alentejano a ser Secretário Nacional para a Organização da JS nacional e é membro da Assembleia Municipal de Ponte de Sor e da Assembleia Intermunicipal da CIMAA.