12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O próximo quadro comunitário trará mais verbas para a inovação social e o Alentejo é o território mais capacitado porque é especial, heterogéneo”, afirma a Ministra Ana Abrunhosa (C/ Som)

Um balanço muito positivo, assim define a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, os projectos de inovação social apresentados hoje no Fórum da Inovação Social do Alentejo.

A governante que esteve presenta na iniciativa que decorreu no auditório da CCDR Alentejo, afirmou à RC que “o Alentejo é uma área muito dinâmica, numa temática nova como é a inovação social, através da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e de projetos que envolveram municípios, comunidades intermunicipais, fundações e empreendedores em diferentes áreas, desde a promoção da dieta mediterrânica, apoiar pessoas em situação de desemprego criando o próprio trabalho, a ajudar pessoas com problemas e a inclusão de pessoas mais velhas, o combate ao insucesso escolar, enfim, muitas áreas de relevo.

Daí que a Ministra deixou palavras de incentivo, “eu quero aqui saudar aqueles que abraçaram estes projetos, sobretudos os presidentes de câmara porque eles não são de betão e muitas vezes não têm visibilidade imediata, com resultados apenas a longo prazo”.

Segundo Ana Abrunhosa, a inovação social demora a produzir efeitos, é algo que uma capacidade enorme para os territórios.

Deixando uma certeza, a Ministra disse o próximo quadro comunitário trará mais verbas para a inovação social e o Alentejo é dos programas com mais verbas porque este é um território especial, heterogéneo. Portanto há que apoiar as pessoas que querem resolver os problemas das populações mais frágeis, com necessidades especiais, pois é isso que é a inovação social.

Verdadeiramente satisfeita, Ana Abrunhosa parabenizou o presidente da CCDR Alentejo e todos os atores locais, deixando a informação que a comunidade europeia considera a inovação social como uma das áreas mais importantes e com esta experiência temos também a possibilidade de simplificar os processos.

As verbas serão anunciadas em breve segundo a Ministra.

Populares