Editora de assuntos religiosos e única jornalista portuguesa com acreditação permanente na sala de imprensa do Vaticano, Aura Miguel esteve em Vila Viçosa no passado dia 10 de maio, pela ocasião do lançamento do livro “A Ação Pastoral”, da autoria do Padre Senra Coelho e que aborda as atividades desenvolvidas pelo Arcebispo de Évora D. Maurílio de Gouveia, entre 1981 e 2008.
À margem do evento, a jornalista falou à Rádio Campanário sobre as transformações que a Igreja atravessado nos últimos meses, em resultado da renuncia do Papa emérito Bento XVI e consequente eleição de Jorge Mario Bergoglio enquanto Papa. Aura Miguel referiu que os 3 pontificados, de João Paulo II, Bento XVI e Francisco, são diferentes, também devido à personalidade de cada Papa. A jornalista considerou que a tão falada reforma da Igreja Católica passa, principalmente e em primeiro lugar, pelo coração de cada um. Temas fraturantes, tal como o celibato dos padres ou a utilização de métodos anticoncetivos, são levantados por quem está fora da Igreja: quem vive a fé de “maneira verdadeira e séria” não coloca esses problemas, considera Aura, e portanto não acredita que essas temáticas sejam abordadas de forma prioritária pelo atual Sumo Pontífice
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/aura%20miguel%20papa_14maio.MP3{/saudioplayer}
Aura Miguel é licenciada em Direito pela Universidade Católica e tem uma pós-graduação em Ciências da Informação. Desde 1982, acompanhou mais de 50 viagens apostólicas realizadas por João Paulo II e Bento XVI, tendo viajado sempre a bordo do avião papal.