Vila Viçosa iniciou o processo de apresentação de candidatura a Património Mundial da UNESCO há mais de 10 anos. Depois de alguns anos de estagnação, em 2013 os esforços foram retomados nesse sentido, e em 2016 Vila Viçosa, vila ducal renascentista, entrou para a lista indicativa.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, falou à Rádio Campanário sobre a possibilidade da UNESCO se pronunciar brevemente. Afirmando que “ainda é cedo”, avança que “o que me chega é positivo para Vila Viçosa”.
Relativamente à candidatura apresentada pelo município, o chefe de estado afirma que “tem vindo a ser trabalhada com muito critério”, tem “substância” e está “formalmente bem preparada”.
Levantando um pouco o véu, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que “não posso adiantar nada, porque também discretamente não devo, mas acho que realmente está a dar os passos que são necessários e que são positivos”. Conclui afirmando que Vila Viçosa um dia, “terá um epílogo feliz”.
A candidatura de Vila Viçosa a património da humanidade da UNESCO, visa a preservação e valorização do património, pretendendo que este atue como motor de desenvolvimento do município.