A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) apresentou uma candidatura ao Alentejo 2020 em parceria com o Município de Campo Maior que assumiu a componente nacional para as obras de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, Monumento Nacional afeto à DRCAlentejo, num investimento comunitário de cerca de 5 milhões de euros, conforme comunicado enviado à nossa redação.
A cerimónia de inauguração teve lugar este sábado, no Baluarte de São Sebastião, com início pelas 18h00, sendo presidida pelo Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, com a presença do Presidente do Município de Campo Maior, João Muacho e da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre representantes de outras entidades oficiais.
Em declarações o presidente da Câmara Municípal de Campo Maior, João Muacho, refere que “é um dia feliz para autarcas e comunidade de Campo”. Hoje estamos aqui a apresentar esta manifica obra, todos os campomaiorenses estão de parabéns”, deixando um convite para as pessoas virem visitar a fortificação de Campo Maior, desfrutar dos espaços que abriram, hoje, ao público e conhecer os espaços do castelo.
O presidente da câmara refere que este projeto de requalificação da fortificação, rondou os 5 milhões de euros, afirmando que seguramente “irá alavancar a economia social, como a restauração e a hotelaria”.
Acrescenta que tem pena que a obra não tenha sido inaugurada no ano passado, por razões adversas como questão da pandemia. “O que se passou aqui hoje, foi a devolução de um património que estava pribido de ser frequentado pelos campomaiorenses e que apartir deste momento, é de todos os campomaiorenses”, refere por último.
Consulte a galeria de fotografias da cerimónia abaixo.