12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O São Mateus é uma tradição com três séculos; ver milhares de pessoas em Elvas enche-me o coração ” diz Pres. Da CM de Elvas(c/som)

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade tiveram início esta quarta-feira e prolongam-se até dia 1 de outubro, no Parque da Piedade, contando com uma dimensão religiosa e profana.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e a maior a sul do Tejo. O programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, cujo momento alto é a enorme Procissão dos Pendões, que na tarde de ontem se realizou, foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho.

Trata-se de uma das maiores manifestações religiosas do país, atingindo, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

A junção da parte religiosa e do profano, numa tradição de centenas de anos, fazem destas festividades um ponto de encontro de famílias, assim como de visitantes de todas as idades, atraindo milhares de pessoas dos concelhos em redor, e da vizinha Extremadura espanhola, vindo famílias até de Madrid.


O Município de Elvas espera milhares de visitantes na edição deste ano e as expetativas estão elevadas conforme nos adiantou Rondão de Almeida, Presidente da CM de Elvas.

O Autarca começou por nos referir “esperamos manter a tradição desta que é a maior romaria que alguma vez se realizou em Portugal com mais de três séculos” acrescentando “as festividades começam sempre com esta enorme procissão trazendo as pessoas da cidade a caminho da Igreja da Piedade.”

Manter uma tradição desta natureza é extremamente importante porque aqui está, em primeiro lugar a parte da Fé, e por outro lado isto é uma romaria e não um festival como existem pelo País fora” acrescentou ainda o Comendador.

O Presidente de Elvas sublinhou ainda que “felizmente a tradição dos Alentejanos virem até Elvas passar estes dias ainda se mantém” adiantando”é o caso dos Romeiros de Vila Boim, cerca de 30, que trazem as suas carroças e por aqui ficam nestes dias de festa.”

Esta é a grande diferença entre a Feira de São Mateus e as restantes” refere.

Questionado pela Rádio Campanário sobre as alterações implementadas na edição deste ano, nomeadamente no que diz respeito aos Djs, Rondão de Almeida explica “há que distinguir bem o que é a Romaria do Senhor Jesus da Piedade, neste caso a feira de São Mateus daquilo que é uma componente que nasceu há mais de 20 anos e que tem a ver com o complemento de animação para atrair mais os jovens- a Expo São Mateus.”

Em relação a esta sublinha “tem vindo a evoluir de ano para ano e hoje contamos com um espaço maravilhoso em que aparecem grandes artistas.”

No que diz respeito à questão dos DJS clarifica “estamos a falar de um espaço de 80 mil metros quadrados e aqui há desde pavilhões dedicados aos jovens e havia por outro lado a expo São Mateus que tinha para além dos concertos também alguns DJS, o que nos levou a pensar que estávamos a dividir o público jovem por dois locais.

O Objetivo, e prontamente aceite por todos os Bares foi “concentrar tudo num determinado ponto da feira, deixando a Expo apenas para os grandes concertos.”

Questionado ainda pela Rádio Campanário se pudesse alterar o espaço onde a festa decorre, o que alteraria, Rondão de Almeida refere “alteraria muita coisa, principalmente tentaria modernizá-lo, criando mais condições para os expositores.”

Ainda assim salienta “este território de 8 hectares não pertence à Câmara , pertence à Igreja e a Igreja depende da Diocese de Évora , o que impossibilita a Autarquia de apresentar uma candidatura neste sentido.”

A edição deste ano conta com um investimento de cerca de 300 mil euros o que para Rondão de Almeida “é um investimento que vale a pena; como Autarca ver a minha terra com milhares de pessoas na feira de São Mateus deixa-me de coração cheio.”

Populares