Em entrevista ao ECO, João Grilo – presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e autarca de Alandroal, considera que, “dentro de uma década, o Alqueva vai transformar economicamente o Alentejo e ser decisivo para ajudar o país a a cumprir as metas de transição energética e descarbonização, ou seja, de redução de emissões de uma forma muito consistente”.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Alentejo (ADRAL), João Grilo, considera que a região vai ser “decisiva para ajudar o país a cumprir as metas de transição energética e descarbonização”.
O autarca acredita que o Alqueva é “uma das âncoras estruturantes para a região”, sendo uma reserva estratégica de água para dar resposta a situações de emergência”. E de tal forma, garante, que “temos reservas para resistir a três anos de seca”.
O Alqueva colocou, assim, o Alentejo no mapa nacional e internacional com atração de novos investimentos de energia fotovoltaica e que traz por arrasto mais turismo, uma maior fixação de nova população, num claro contributo para a inversão do êxodo rural de que o interior do País tem sido palco.
Entrevista completa em https://eco.sapo.pt/.
Fonte – https://eco.sapo.pt/