A Câmara Municipal de Vila viçosa, em parceria com a Unidade de Cuidados de Saúde de Vila Viçosa e a GNR, tem vindo a promover um conjunto de ações de sensibilização sobre o tema "Prevenção da Violência Doméstica".
Na tarde de quarta-feira, dia 27 de abril, a sessão decorreu na freguesia de Pardais, tendo contado com dezenas de participantes, que escutaram com entusiasmo as diretrizes apresentadas.
À reportagem da Rádio Campanário, a Assistente Social da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Conceição Aurélio, explicou que o objetivo da iniciativa “é sobretudo alertar as pessoas sobre as questões de violência doméstica que existem, sobretudo a violência que ocorre na intimidade das pessoas que fazem parte da própria família, ao nível dos idosos, das crianças e ao nível das mulheres, estes três grandes estratos sociais que são sobretudo violentados”.
Conceição Aurélio expressa que a iniciativa desenvolve-se “pela necessidade que sentimos que estas questões fossem debatidas e um pouco faladas porque muitas vezes as pessoas têm ainda o tabu de que entre marido e mulher ninguém pode meter a colher e isso já está ultrapassado. Como sabemos, um crime de violência doméstica é considerado um crime público. Todos nós temos a obrigação de denunciar as situações quando temos conhecimento delas. É nesse âmbito que esta ação, em articulação com o Centro de Saúde, foi pensada, planeada, e a GNR, porque é a entidade que tem experiencia, e são os casos que passam pelo Núcleo de Apoio à Vitima do NIAVE, porque muitas das vezes eles é que fazem o acompanhamento, e muito bem feito, porque já tivemos algumas situações onde eles estão logo nos locais, e fazem o acompanhamento”.