Chegou ontem ao fim a edição de 2022 do certame “o Tapete está na Rua” em Arraiolos, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos e que integrou uma série atividades culturais, como espetáculos e debates, com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos” e para uma conferência sobre o Património imaterial da Unesco.
A candidatura do tapete de Arraiolos a Património imaterial da humanidade é um processo que corre já há algum tempo. A Rádio Campanário falou com a Presidente de Câmara de Arraiolos, Silvia Pinto, sobre o ponto em que se encontra esta candidatura.
A Autarca começou por nos referir “Foi publicado o ano passado em setembro o registo no inventário nacional e isso era uma necessidade para podermos avançarmos para a fase seguinte”.
Segundo a Presidente de Câmara “neste momento a equipa está a trabalhar no dossier de candidatura”, mas não quis avançar um espaço temporal para que a mesma seja apresentada, referindo, contudo, “não temos tido muito sucesso com as questões temporais.”
Segundo Silvia Pinto “o registo no inventário nacional demorou muitíssimo tempo, mas felizmente chegou a bom porto ainda que de uma forma demorada.”