A pintura “A Virgem e o menino com dois anjos” do eborense Álvaro Pires de Évora foi cedida ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, por dois colecionadores privados, Maria Inês e João Soares da Silva.
Criada no século XV (entre 1425 e 1430), a obra “apresenta a delicadeza de desenho, a limpidez de colorido e elegância de composição que caracterizam bem o estilo do pintor português, já na última fase da sua carreira”, faz saber o museu em comunicado.
Recorde-se que até fevereiro, das cerca de 30 obras conhecidas de Álvaro Pires de Évora, apenas uma se encontrava na posse do Estado Português. No passado dia 1 de fevereiro, com o apoio do Grupo de Amigos do MNAA, o Estado Português adquiriu num leilão em Nova Iorque, por 350 mil dólares (280 mil euros), o quadro “A Anunciação”. Surgindo como a primeira obra do pintor a entrar para coleção do MNAA e a segunda a ser detida pelo Estado Português, foi incorporada na exposição permanente do museu.
Anteriormente a estes acontecimentos, era apenas conhecida em Portugal, a obra “A Virgem com o Menino entre S. Bartolomeu e Santo Antão, sob a Anunciação”, que pertence ao acervo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
Considerado o primeiro pintor português, nasceu em Évora, em meados do século XV, tendo trocado o Alentejo pela Toscana (Itália) para não mais regressar.