O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve hoje em Elvas onde inaugurou a obra de requalificação do edifício sede da Banda 14 de Janeiro, em Elvas.
Uma iniciativa que aproveitou o facto de hoje se comemorar o Dia Mundial da Música.
Os trabalhos, iniciados no anterior mandato autárquico e recentemente concluídos, tiveram o custo total de 435 mil euros. Este montante foi financiado a 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional do Alentejo, e os restantes 15% oriundos do orçamento municipal.
No decurso da cerimónia realizada no exterior do edifício da Rua Sá da Bandeira, o presidente da Câmara Municipal, comendador José Rondão Almeida, destacou o labor da Banda 14 de Janeiro como exemplo para o movimento associativo local. O autarca anunciou ainda que o atual executivo municipal, depois de ter oferecido o novo mobiliário da sede, irá voltar a colaborar com a filarmónica local através da aquisição do novo fardamento.
Por sua vez o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território considerou que a requalificação da sede da Banda 14 de Janeiro é mais um bom exemplo da recuperação do património local, com destaque para imóveis com importante carga histórica.
Ainda durante o ato deste Dia Mundial da Música foram homenageados vários nomes ligados à vida da Banda 14 de Janeiro nas últimas décadas.
Antes da visita às renovadas instalações da Banda 14 de Janeiro foi descerrada uma placa que fica a perpetuar esta data em que a Banda 14 de Janeiro regressou oficialmente à sua casa das últimas décadas.
Fonte/Fotos: Município de Elvas