A Fortaleza de Juromenha tem a decorrer obras de consolidação e restauro dos parâmetros do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza.
A Rádio campanário falou com João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal sobre o ponto de situação das obras.
De acordo com o presidente, a obra de “Juromenha está a avançar” destacando que “não esperamos que haja derrapagens.”
“Há um bom empenho da empresa em levar a obra por diante. Nós temos acompanhado dentro do que é possível,” pois “estamos a falar da intervenção num monumento que requer constante vigilância, do ponto de vista de acompanhamento das entidades da cultura”, frisou o presidente.
Nesta obra, “a qualquer momento podem surgir sempre questões inesperadas que precisam de ser atendidas,” sublinhando que “há sempre esta componente ligada a intervenções no património.”
O balanço feito por João Grilo é positivo. “As coisas estão a correr com normalidade e temos uma boa expectativa que assim continuem.”
Esta intervenção é apoiada pelo programa operacional regional Alentejo 2020 e envolve um investimento de 4.663.809,27 euros.
O auto de consignação da empreitada de consolidação e restauro dos parâmetros do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha foi assinado a 01 de setembro de 2021.