Foi descoberta uma necrópole com dois sarcófagos e várias sepulturas que remontam ao período romano, devido a obras de requalificação que estão a ser realizadas rua da Lavoura, na cidade de Beja.
Responsável pelo trabalho arqueológico está a empresa Palimpsesto, e segundo a mesma e após uma avaliação da área foram identificadas 18 sepulturas, das quais 15 foram alvo de escavação, enquanto as restantes três foram registadas por não serem afetadas durante o desenvolvimento da obra.
A mesma fonte refere ainda que “tendo em conta que a localização destas sepulturas era incompatível com a execução do projeto, decidiu-se avançar com a sua escavação na totalidade”.
De acordo com a empresa, os trabalhos arqueológicos “permitiram constatar que existiam duas áreas distintas, uma com sepulturas mais simples” e “uma segunda área com maior densidade de estruturas (10) exibindo arquiteturas muito diversificadas e diversos momentos de utilização”.
“Até ao momento o espólio associado aos enterramentos é muito escasso, mas as terras de enchimento das sepulturas revelam a presença de materiais entre os séculos III e V da nossa era”, acrescentou a mesma fonte.