A Universidade de Évora e os parceiros da Rede de Intervenção Integrada do Distrito de Évora (RIDE) deram recentemente um passo significativo no combate à violência com a assinatura da Declaração de Compromisso, firmada pelos representantes das várias entidades parceiras, reafimando o compromisso conjunto de enfrentar a violência na região de maneira coordenada e eficaz.
A cerimónia decorreu no passado dia 1 de outubro, no Palácio de Dom Manuel, em Évora, e contou com a presença da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar.
O evento marcou também a apresentação do site “Observatório da Violência no Alentejo”, uma nova plataforma dinâmica e interativa, criada para monitorizar e analisar comportamentos violentos na região. Este portal é considerado uma ferramenta fundamental para a prevenção e intervenção no âmbito da violência.
A apresentação do Observatório , conduzida por Otília Zangão, professora do Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD), destacou as inúmeras potencialidades do site com destaque para o acesso e a partilha de dados essenciais sobre violência, facilitando intervenções mais eficazes por parte das diferentes entidades e comunidades envolvidas.
“Projeto pioneiro” na Universidade de Évora, o Observatório é resultado da colaboração entre várias entidades públicas e privadas que uniram em torno da problemática da violência, um problema transversal e não geracional.