O Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo e Ribatejo integra a rede nacional de observatórios lançada pelo turismo de Portugal com o objetivo de fazer um maior acompanhamento da atividade turística do país.
A adesão foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, pelo Presidente da Entidade regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Dr. José Manuel Santos.
Portugal, com o lançamento desta rede, passa a ser o primeiro país com observatórios em todas as regiões. Este será mais um contributo para consolidar a posição de País no setor do turismo, inserido numa estratégia que pretende alcançar o desígnio de Portugal ser um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
O presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo numa nota divulgada evidenciou o “trabalho resiliente e sempre com grande foco ao longo dos últimos na partilha de conhecimento e no apoio à monitorização do destino” deixando agradecimentos “ao Turismo de Portugal, à Universidade de Évora e às restantes escolas de ensino superior da Região por continuarem a acreditar.”
Recorde-se que a aposta na rede de observatórios começou no ano de 2018 com o reconhecimento do Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo pela rede internacional da OMT, reconhecimento alargado posteriormente aos Açores, Algarve e mais recentemente o Centro.
As regiões Norte, Lisboa e Madeira deverão integrar a rede até final do ano.
Foto: facebook/José Manuel Santos