Em Portugal, de acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, há três oliveiras com idades compreendidas entre os 2000 e os 3500 anos.
De acordo com a notícia avançada pelo Ncultura, no top três das árvores mais antigas está uma oliveira, com 2450 anos e que é considerada a 3ª árvore mais antiga em Portugal.
Esta oliveira está no Alentejo. segundo avança a mesma fonte, uma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) datou uma das oliveiras existentes no Hotel Horta da Moura, em Reguengos de Monsaraz como uma das mais antigas.
Através de um método científico inovador desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a empresa Oliveiras Milenares, os especialistas terão chegado à conclusão que esta oliveira tem 2.450 anos tendo referido “a oliveira de Monsaraz, cujo tronco precisa de sete homens para o abraçar, recebeu a certidão de idade num ato público decorrido na aldeia típica, localizada no concelho de Reguengos de Monsaraz.”
A 2ª árvore mais antiga chama-se Portugal, tem 2.850 anos e está em Santa Iria da Azóia enquanto o pódium é ocupado pela Oliveira do Mouchão, com3.350 anos, e está em Cascalhos, na freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes.
Fonte/Foto: Ncultura