Em cinco dias de Operação Ano Novo Tranquilo, no distrito de Évora, ocorreram 16 acidentes de viação dos quais resultaram 3 feridos leves. Comparativamente com o ano transato, ocorreram mais acidentes (12) e mais um ferido leve.
A informação foi avançada à Rádio Campanário pelo Major Rogério Copeto do Comando Territorial de Évora da GNR.
Rogério Copeto refere que à semelhança do ano anterior, “não se verificou nenhum morto nem feridos graves, estamos a iniciar bem o ano”, lamentando no entanto um maior número de ocorrências, “mas maioritariamente danos materiais nas viaturas”.
O Major deixa o alerta, “o problema da prevenção da sinistralidade é durante todos os dias e durante todo o ano, não termina porque terminou a Operação Natal ou Ano Novo, o ano continua”, realçando, “devido às temperaturas baixas, há formação de gelo na estrada e por isso a redução de velocidade é aconselhada”.
A nível nacional, em cinco dias de operação morreram 11 pessoas nas estradas portuguesas, de um total de 707 acidentes. Só no domingo, último dia da Operação de Ano Novo, morreram oito pessoas em acidentes de grande violência, cuja origem está na falta de cuidados e comportamentos de risco por parte dos condutores.