A GNR registou este ano menos detenções e menos apreensões de estupefacientes na Operação Ibiza que decorreu nos principais acessos fronteiriços dos comandos territoriais da Guarda (Vilar Formoso), de Portalegre (Caia) e de Faro (Vila Real de Santo António).
Em coordenação com a Guarda Civil espanhola, a GNR realizou entre a passada sexta feira e domingo, várias ações de fiscalização junto dos estudantes finalistas, que se deslocaram de férias para Espanha.
A Rádio Campanário falou com o Tenente Coronel Joaquim Figueiredo, que referiu que a Operação Ibiza 2013 foi diferente dos anos anteriores, devido à coordenação da Guarda Civil. O militar referiu que durante a operação de fiscalização foram detidos 2jovens e apreendidos cerca de 4 gramas de haxixe e 4,7 de liamba e fiscalizados 192 veículos.
O Tenente Coronel Figueiredo referiu que as ações de sensibilização dos núcleos da Escola Segura, possam ter contribuído para que os objetivos fossem atingidos.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Ibiza_19marc.MP3{/saudioplayer}
Recorde-se que no mesmo período do ano passado, a GNR deteve sete pessoas e apreendeu 113,6 gramas de haxixe e 1,8 gramas de cocaína.
Em comparação com as edições anteriores da operação Ibiza, foram registados menos detenções e menos apreensões de produtos estupefacientes.
Além de militares dos Destacamentos Territoriais e de Trânsito, foram ainda envolvidos militares da valência de Investigação Criminal, assim como binómios cinotécnicos (homem/cão) de detenção de droga.