A Guarda Nacional Republicana (GNR) durante o período de 23 a 28 de dezembro tem vindo a intensificar o patrulhamento rodoviário durante o período de Natal como forma de prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez de tráfego e prestar apoio aos utentes das vias.
A operação “Natal Tranquilo 2014” no distrito de Évora, até ao quarto dia, registou 11 acidentes de trânsito, dos quais resultaram sete feridos leves e um ferido grave.
De acordo com o Major Rogério Copeto do Comando Territorial de Évora, estão no terreno permanentemente “os 100 militares do Destacamento de Trânsito que nas patrulhas diárias vigiam as estradas mais importantes e que atravessam o nosso distrito”.
Para que a viagem decorra com a maior normalidade possível, o militar deixa alguns conselhos a seguir com vista a garantir a segurança, derivado do aumento significativo do tráfego em consequência da deslocação de inúmeras pessoas dos locais de residência habitual para as suas regiões de origem durante o período do Natal.
O controlo da velocidade, a habilitação legal para conduzir, a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, o cumprimento das regras de trânsito, a não utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção bem como a utilização indevida de telemóveis durante a condução, são alguns dos fatores que merecem maior atenção por parte da GNR durante este período de Natal.