A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), no dia 17 de maio, detetou e resgatou oito migrantes, no âmbito da Operação Conjunta “THEMIS 2022”, com a Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador, a sudoeste da ilha de Sardenha.
Conforme informação avançada na sua página oficial a GNR dá conta que, durante uma ação de patrulhamento, os militares receberam informação de que teria sido avistada uma embarcação com migrantes em águas territoriais italianas. De imediato, foram encetadas diligências com o intuito de apurar a veracidade da informação tendo, pelas 20h25, sido detetada e intercetada uma pequena embarcação de fibra com oito migrantes a bordo, todos homens de nacionalidade argelina.
Os militares da tripulação do Bojador procederam ao resgate dos migrantes para bordo do navio, tendo sido transportados para o Porto de Sant’Antioco, em coordenação com as autoridades locais e equipas da FRONTEX, tendo ainda sido efetuado o reboque da embarcação utilizada na travessia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro, projetou a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” na Operação Conjunta “THEMIS 2022” – Itália, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 13 de julho de 2022.